02/10/2019 às 17h37min - Atualizada em 03/10/2019 às 10h53min

Paraquedismo: antes restrito a adultos, esporte agora pode ser praticado por crianças e adolescentes, na cidade de São Paulo

No Brasil são realizados 20 mil saltos de paraquedas por mês, todos por adultos. Mas como fazem as crianças e adolescentes que também desejam voar? Para elas, existe o paraquedismo indoor no túnel de vento Wind up, que reproduz as mesmas condições da queda livre, gerando um vento de alta velocidade dentro de uma câmara de voo transparente. A atração está na cidade de São Paulo e possui instrutores o tempo todo junto com os voadores.

DINO
https://windup.com.br
Wind up Paraquedismo Indoor

O Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) em Boituva-SP é a maior área de salto de paraquedas da América Latina, realizando 15 mil saltos por mês, e no Brasil são 20 mil saltos, segundo a Associação Brasileira de Paraquedistas. Os que desejam curtir este esporte podem fazer o chamado salto duplo, onde se salta preso a um instrutor, ou investir num curso de paraquedismo e nos equipamentos necessários. Os saltos só podem ser feitos por adultos. Geralmente as áreas de salto são afastadas dos centros urbanos por causa das pistas para as aeronaves, da área para o pouso dos paraquedistas e da necessidade de espaço aéreo livre. 

Como alternativa bem acessível, há o paraquedismo indoor oferecido pelo túnel de vento conhecido por Wind up Indoor Skydiving, hoje localizado no bairro da Vila Mariana na cidade de São Paulo. Trata-se de uma grande estrutura com grandes turbinas que geram um vento de alta velocidade dentro de uma câmara de voo transparente, onde as pessoas podem voar sustentadas pela força do vento, reproduzindo as mesmas condições da queda livre no salto de paraquedas. Está localizado num centro urbano de fácil acesso, possui preços menores comparados aos saltos de paraquedas e crianças também podem voar.

Crianças a partir de 5 anos podem voar no Wind up. "Já voamos crianças de 3 anos também, mas depende muito do tamanho delas e se o capacete de segurança fica firme, assim se precisa verificar estes casos no local", diz Luciano Tanz, empreendedor do projeto. Crianças até 11 anos podem fazer um voo no Wind up pagando R$ 48. Adolescentes até 15 anos fazem um voo por R$ 72. Já está tudo incluso como macacão, capacete de paraquedista e a aula de instrução. Podem ser adquiridos voos adicionais e há opção de comprar um pen drive personalizado com a gravação do voo. A experiência toda leva uns 50 minutos e cada voo no Wind up equivale a queda livre de dois saltos de paraquedas, são 1,5 minutos voando. O Wind up também oferece o curso Aprenda a Voar para quem deseja dominar mais as manobras e ganhar mais liberdade no voo.

É uma experiência totalmente segura, "mais segura que andar de bicicleta", diz Luciano Tanz. Na aula são passadas as instruções de segurança e as noções básicas de voo. Durante o voo, que é individual, há dois instrutores agindo, um ao lado cuidando da proteção e outro no comando regulando a velocidade de vento. Conforme voador vai mostrando habilidade e segurança, o instrutor que lhe acompanha afasta um ou dois passos e o instrutor do comando libera mais vento. Assim é muito importante seguir bem as orientações passadas na aula para curtir bem a experiência. Aqui um vídeo que mostra como é toda a experiência no Wind up https://www.youtube.com/watch?v=ScDeinvjqfQ&list=PLN4pz594_4viUsyUXi3OvrPrTdLPUDBN4 

As reservas podem ser feitas de várias formas: link https://windup.com.br/reserva-diversao/, e-mail reservas@windup.com.br, WhatsApp (11) 99339-2323 e telefone (11) 3432-2473. Também é possível ir sem agendar, desde que se ajuste aos horários disponíveis. De qualquer forma, é recomendado pelo menos ligar antes para verificar se não está fechado para manutenção ou algum evento. Além de diversão e treino para paraquedistas, o Wind up também faz festas de aniversário, ações com escolas, confraternizações e eventos corporativos em geral. No blog https://windup.com.br/blog/ há muita informação interessante do que fazem.

Atração: Wind up Indoor Skydiving

Quando: Todos os dias de segunda-feira a domingo

Horário: A partir das 11h com último atendimento às 20h

Onde: Av. Ricardo Jafet, 1730, Vila Mariana – São Paulo/SP

Contato: (11) 3432-2473 – WhatsApp (11) 99339-2323 – reservas@windup.com.br



Website: https://windup.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »