01/03/2021 às 14h10min - Atualizada em 01/03/2021 às 22h00min

Galeria Yuca: startup cria projeto que dá visibilidade para artistas em seus apartamentos

Projeto da Yuca expõe obras de diversos artistas nos apartamentos da empresa e promove divulgação das artes nas redes sociais da startup

SALA DA NOTÍCIA Anna Carvalho

A Yuca, startup pioneira em gestão de imóveis residenciais para locação, criou o projeto Galeria Yuca com o objetivo de divulgar artistas independentes.  Os artistas plásticos enviam seu portfólio de obras para os arquitetos da Yuca, que farão uma curadoria para escolher a arte ideal para cada um dos apês da Yuca. Para ajudar o artista, a startup banca os custos de produção das obras. Depois de escolher as obras, a startup envia um termo de consentimento para usá-las em seus apartamentos e divulgá-las em todas as redes sociais da Yuca. Dessa forma, as artes podem ser adquiridas por moradores, amigos que visitem os yukers, pelo próprio time da startup ou qualquer pessoa interessada pelos posts nas redes sociais.


 

O projeto tem como objetivo gerar visibilidade e divulgação para o artista com o resultado final da instalação. Além disso, os posts das redes sociais contam com uma tag com informações dos artistas. O projeto traz benefícios para todos os envolvidos: os Yukers, moradores dos apês compartilhados, passam a contar com ilustrações variadas e personalizadas. Já os artistas alcançam um público amplo e têm acesso à divulgação do seu trabalho mesmo em tempos de isolamento social. O projeto promove também a diversidade e cultura nos espaços de compartilhamento múltiplo da Yuca, que faz questão que seus apês sejam um encontro do novo com o diferente. 

 

O projeto piloto foi implementado na unidade Arcádia 92 da Yuca com os quadros da artista Carol Santini e a escolha ficou por conta dos arquitetos Paulo Marques e Larissa Lira, entusiastas e líderes da iniciativa Galeria Yuca. “Incentivamos o compartilhamento não só de apartamentos, mas de experiências, como a disponibilização de artes incríveis, de autores que estão começando ou que não tenham a visibilidade merecida”, comenta Paula  Blankenstein, arquiteta líder da Yuca.

 

Legenda: Quadros da Carol no Arcádia 92

 

A startup tem como propósito viabilizar a moradia em megalópoles como São Paulo e principalmente em bairros como Pinheiros, Bela Vista, Moema, Consolação, Vila Olímpia - importantes polos econômicos da cidade. Com unidades compartilhadas e  studios individuais, a Yuca entrega para os moradores (os Yukers) uma locação desburocratizada - se compararmos com os tradicionais aluguéis no Brasil, o modelo da Yuca é mais prático e rápido, além de ser  até 30% mais barato do que morar sozinho nas mesmas regiões. A inspiração veio de um modelo chinês de transformação urbana, que implementou esse formato em apartamentos espalhados em megacidades para atender a crescente demanda de jovens profissionais. 

 

Artistas interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail: arquitetura@yuca.live


Notícias Relacionadas »
Comentários »