14/01/2021 às 14h32min - Atualizada em 15/01/2021 às 00h20min

Postura adequada pode prevenir dores futuras na coluna

Atentar-se à forma de sentar e praticar atividades diárias é fundamental para corrigir o alinhamento estrutural do corpo humano

DINO
http://smcare.com.br

Passar várias horas sentado em frente ao computador, ter repetição de movimentos e fazer atividades intensas mal executadas. Essas são algumas das principais causas de dores nas costas, o problema de saúde mais comum entre brasileiros de diferentes idades. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16% da população ativa do país sofre com esse mal.

Entre todos os fatores apontados acima, há um inimigo comum: a postura inadequada. Muitas vezes despercebida, a forma de se sentar e de executar um movimento ou atividade pode trazer sérios problemas a médio e longo prazo. Para evitar isso, é importante atentar-se à postura mais correta possível o tempo inteiro.

Importante frisar, no entanto, que esse tipo de dor pode ser causada por outros problemas, como disfunções intestinais, estomacais e pulmonares, mas o desalinhamento postural é ainda o maior vilão. Isso porque ele acarreta o enfraquecimento dos músculos dorsais, podendo levar a pessoa a contrair doenças como hérnia de disco e escoliose, além de comprometer o sistema nervoso periférico.

40% dos brasileiros têm dor nas costas

Segundo um levantamento do Hospital das Clínicas de São Paulo, em 2016, quatro a cada dez pessoas no país possuíam dores dorsais. De acordo com o mesmo estudo, 116 mil pessoas foram afastadas do trabalho naquele ano por causa de problemas nas costas, principalmente adultos com menos de 45 anos de idade.

Já em 2020, o termo "dor nas costas" bateu recorde de pesquisa no Google, maior site especializado em buscas. Durante a pandemia, a utilização da expressão teve crescimento de 76%. Apesar de não ser um sintoma diretamente ligado à Covid-19, as mudanças na rotina das pessoas, como a implantação do home office e aulas online, podem ter contribuído diretamente para isso.

Como melhorar a postura para evitar dores dorsais

A fim de evitar o desalinhamento estrutural e consequentes lesões musculares na região dorsal, é importante seguir algumas recomendações para manter a boa postura. Entre elas, a prática de exercícios regulares é fundamental para corrigir a forma de ajustar a posição corporal. Ao pegar pesos, no entanto, é preciso dobrar os joelhos e agachar com as costas retas, a fim de evitar sobrecargas na coluna.

Ao se sentar, o recomendado é manter os pés firmes no chão e as costas devidamente apoiadas no encosto, enquanto para quem trabalha horas seguidas no computador, deixar os braços apoiados em linha reta é essencial para evitar problemas físicos.

A quem recorrer quando uma dor surgir?

A qualquer sinal de dores nas costas é primordial que se procure um fisioterapeuta para indicar e realizar o tratamento ideal. Atualmente, existem centros especializados que atendem pacientes com diversos problemas físicos. Assim, muitas clínicas de fisioterapia em São Paulo contam com profissionais capacitados para efetuar qualquer tipo de intervenção.



Website: http://smcare.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »