20/07/2020 às 15h15min - Atualizada em 22/07/2020 às 09h07min

5 ideias para você decorar sua casa com estilo clássico

O estilo clássico é muito utilizado hoje em dia devido à toda a sua elegância e esplendor. Investir em uma decoração assim para sua casa, trará ambientes luxuosos e - ao mesmo tempo - muito aconchegantes.
Engana-se quem acha que para decorar os ambientes nesse estilo basta apenas adquirir elementos antigos e tradicionais. Essa decoração tem sim algumas artimanhas e técnicas que permitem que ela continue sendo adorada por tanto tempo.
Para acabar com qualquer dúvida ou receio, separamos 5 dicas maravilhosas para você decorar sua casa em estilo clássico com muito bom gosto e sofisticação. Confira já:

1 - Invista em móveis clássicos 

Os móveis são os personagens principais de uma decoração clássica. As características marcantes desse mobiliário (base de madeira, ondulações, ornamentos dourados, tecidos de luxo) trazem uma elegância inigualável para sua casa.
Existem vários móveis que se enquadram nesse tipo de decoração. As grandes camas com cabeceiras estofadas, penteadeiras em madeira, mesas com pés trabalhados, cristaleiras, etc.  São inúmeras as opções.
Se você procura sempre o diferente, uma peça muito legal de investir para refinar seu ambiente é em um recamier. Usá-lo na sua sala de estar ou no dormitório será um elemento surpresa muito interessante para seu ambiente.
Quando estiver escolhendo o mobiliário, não procure todos no estilo clássico. Prender-se apenas a esse tipo de móveis fará com que sua decoração fique exagerada e sobrecarregada.
Algumas peças clássicas são mais do que suficientes para dar um grande diferencial a sua decoração. 

2 - Mude a iluminação

A iluminação faz toda a diferença no clima que sua casa vai passar. Para enaltecer uma decoração clássica, use lâmpadas amarelas.
Esses tons de iluminação mais amarelados, passam um ar vintage e antigo. Encaixando melhor com uma paleta de cores clássica.
Além disso, o tom amarelo é ideal para relaxamento e descanso. Logo, iluminar seu quarto ou sala nesse estilo trará um aconchego incomparável.
Outro investimento legal para uma decoração clássica são os grandes lustres de cristal. Se faz seu estilo, investir em um desses lustres para a sala de estar, jantar ou até dormitórios você conseguirá levar muito luxo para sua casa.

3 - Inclua acessórios em estilo clássico na sua decoração

Os pequenos detalhes fazem toda a diferença em uma decoração. Ao pensar em acessórios clássicos, vem em mente sempre objetos antigos e pomposos.
Adicionar livros, almofadas em tecidos finos ou vasos de flores grandiosos são um caminho simples e de muito bom gosto para requintar sua decoração. Eles trarão um ar de classicismo, sem pecar pelo excesso. 
Você também pode optar por acessórios mais marcantes, apostando em grandes espelhos com molduras metalizadas que trarão a sensação de um espaço amplo e elegante. Outra opção bem vintage são as pinturas antigas, de retratos, paisagens ou natureza morta.
Quem gosta bastante do ar magnífico e fortunoso do clássico, a dica é investir em peças de tapeçaria fina, como tapetes, cortinas e acolchoados. O mesmo efeito pode ser conseguido ao incluir peças de prataria e cristal (louças e vasos).
Já para quem tem jardins e/ou espaços bastante amplos, arriscar-se com estátuas antigas ou colunas trabalhadas oferecerá um toque surpreendente de muito refinamento.

4 - Utilize papéis de parede

O aconchego de uma decoração clássica pode ser criado com papéis de paredes. Eles dão uma atmosfera totalmente diferente para o local.
Além da beleza estética, existem outras grandes vantagens de utilizá-los. O controle térmico, mantendo sua casa mais quente e menos úmida e também a durabilidade e preservação da parede, podendo esconder manchas e similares.
Para se manter em um estilo clássico, escolha papéis de parede florais ou com estampas geométricas. Papéis com detalhes em tons metalizados (dourado ou bronze) também vão remeter a esse estilo de decoração.
Investir nas paredes da casa manterá o acolhimento que uma decoração clássica necessita.

5 - Empregue cores clássicas

Essa última dica engloba todas as outras. Quando você escolher um móvel, um acessório, um lustre ou um papel de parede mantenha-se dentro da paleta de cores do estilo clássico.
Elas são muito importantes para conseguir essa conexão com o antigo e toda sua fineza. As cores que remetem ao clássico são:
  • Branco e bege - para paredes, colunas e chão
  • Marrom - principalmente nos móveis
  • Metalizados (dourado, prata e bronze) - para detalhes do mobiliário e objetos decorativos
  • Vinho e avermelhados - para tapetes, papéis de parede, estofados
  • Azul escuro e similares - tapetes, acolchoados, cortinas
Se você quiser ousar um pouco e apostar em cores mais chamativas, é possível mesclar um pouco de contemporâneo dentro da sua decoração. Use cores em peças de móveis e objetos específicos ou em alguma pintura emoldurada.
Através dessas dicas, deixe sua imaginação fluir e com certeza ideias brilhantes de decoração irão surgir.
Tendo cuidado para não pecar pelo exagero, deixe sua criatividade assumir o comando e consiga uma decoração clássica dos seus sonhos!
Notícias Relacionadas »
Comentários »