20/07/2020 às 11h19min - Atualizada em 20/07/2020 às 16h39min

O que são suplementos alimentares: entenda a importância

A busca por suplementos alimentares vem se tornando cada vez mais comum. Esses suplementos são responsáveis por uma potencialização dos resultados de treinos e por um organismo saudável.
Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o que são esses suplementos e como usá-los com segurança. Aqui explicamos de forma muito simples todo o funcionamento da suplementação, para você não precisar mais ter medo de incluí-la na sua vida.

O que são suplementos alimentares?

São substâncias que tem como principal objetivo suprir a falta de nutrientes no organismo. Com treinos pesados, os músculos gastam algumas moléculas importantes que precisam ser repostas para um melhor resultado.
A reposição pode ser feita através da alimentação, mas esse nem sempre esse é um caminho fácil. Nos alimentos, os nutrientes se apresentam em quantidade menos significativas do que nos suplementos, pois esses são concentrados.
Esses suplementos podem ser compostos dos mais diversos nutrientes, mas os principais são: proteínas e carboidratos. Ambos muito importantes para manter um corpo saudável e também para desenvolver o ganho de massa muscular

Por que os suplementos são importantes?

Como podem ter diferentes composições, a importância de cada suplemento também é variável. Entretanto, existem alguns benefícios que valem para todos. São eles:
•    Potencialização dos resultados do treino;
•    Aumento da massa muscular;
•    Manutenção dos nutrientes essenciais para o organismo;
•    Aumento da energia do corpo.
Assim, fica claro que é muito importante o consumo de suplementos para conseguir o resultado esperado e manter a saúde do corpo. A partir disso, veja as vantagens de cada uma das suplementações e escolha qual é a melhor opção para você.

Os 5 suplementos alimentares mais usados e seus benefícios:

1 - Whey protein

Esse é o suplemento mais utilizado mundialmente para intensificar os resultados dos treinos. Ele é feito através do soro do leite, sendo riquíssimo em proteínas.
São inúmeros os benefícios do whey protein, entre eles estão o ganho de massa muscular, a melhoria nos treinos e a liberação de hormônios anabólicos.
Seu principal destaque é rápida absorção das proteínas fornecidas, promovendo a recuperação acelerada dos músculos e, em consequência, a hipertrofia muscular.
Esse suplemento é um dos mais seguros do mercado, por isso é muito indicado. O respaldo científico que o whey tem é muito maior ao ser comparado com outras suplementações.
A maneira de consumir whey também é muito cômoda, já que se trata de um pó que você pode misturar em vários tipos de líquidos. Também existem diversas receitas à base de whey protein, permitindo que você varie e não enjoe do sabor do suplemento.

2 - Maltodextrina

Também é um suplemento bastante usado para o ganho de massa muscular, mas nesse caso a reposição é de carboidratos.
A principal molécula de energia dos nossos músculos é o glicogênio, um carboidrato. Então, entrando com esse suplemento os músculos sofrem menos desgaste e aceleram seu crescimento.
A maltodextrina pode ser consumida em gel ou também em pó diluído em água.

3 - Glutamina

Trata-se de um suplemento composto de aminoácidos essenciais. A reposição desse aminoácido é importantíssima para o funcionamento do nosso organismo.
A ingestão de glutamina auxilia na recuperação rápida do músculo, na prevenção de lesões e até mesmo na perda de gordura.
O aminoácido essencial já está presente no nosso organismo, mas por diferentes motivos pode não ser suficiente. Assim, glutamina também pode ser recomendada para não praticantes de atividades físicas.
Nesse caso, o suplemento pode ser usado para manutenção da flora intestinal e aumento da imunidade.
Também é bastante indicado o consumo de glutamina alinhado a outros suplementos proteicos, como o whey protein.

4 - Ômega 3

Esse suplemento é bastante conhecido porque possui benefícios para muitas partes do nosso corpo. Essa vitamina atua desde a melhoria do raciocínio até o incentivo ao ganho de massa muscular.
Para atletas, essa suplementação é importante por: ajudar na recuperação do corpo, aliviar a dor muscular, reduzir a probabilidade de lesões, aumentar a energia do corpo e auxiliar na queima de gordura.
Além disso, ômega 3 é muito importante para nossa saúde pois atua na circulação sanguínea. Diminuindo consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares.

5 - Creatina

É composto de vários aminoácidos importantes para o organismo humano. Essa substância é encontrada em carnes e peixes, mas quando ingerida como suplemento torna-se mais disponível no corpo, trazendo muitos benefícios.
As principais vantagens são o aumento de energia para os treinos, a recuperação muscular rápida, o combate a fadiga muscular e o aumento das fibras musculares. Tudo isso combinado resulta em um grande incentivo para o ganho de massa muscular
Chegando até aqui, esperamos ter acabado com todos os seus receios quanto aos suplementos alimentares. Afinal, são inúmeros os benefícios de incluir suplementação na sua dieta. 
Agora basta você escolher qual é o melhor suplemento para você e melhorar seus resultados e sua saúde imediatamente!
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