15/07/2020 às 11h50min - Atualizada em 15/07/2020 às 12h09min

Estratégia para montagem do plano de aposentadoria

Método 60/40 pode ser útil para uma reserva após vários anos de trabalho.

DINO
https://www.aposentadoria.net.br/aposentado/aposentadoria/

Na vida moderna a preocupação com o futuro, sobretudo com a aposentadoria, é fundamental. Especialistas publicaram sobre como montar uma eficiente carteira previdenciária por meio de três tipos de ativos distintos. Trata-se do chamado método 60-40. Trata-se de um recurso muito simples que proporciona resultados muito eficientes e animadores para quem quer que esteja interessado e se esforce por fazer acontecer.

Qual o perfil de investidor a que esse recurso se endereça?

A estratégia intitulada 60-40 consiste, basicamente, na estruturação de um método que parte do conhecido para o desconhecido, dado que se trata do futuro, de engendrar uma boa acumulação que corresponda a uma boa aposentadoria. O esquema está em alocar em torno de 60% de portfólio que pertence ao investidor, compondo suas ações, e mais 40% de ativos oriundos da renda fixa. Desse modo, não existe um critério super-rigoroso que estabeleça sofisticadíssima seleção dos ativos. Não se recorre a uma análise técnica, nem a uma análise de tipo fundamentalista. É lógica pura.

O método prático consiste em aplicar qualquer algoritmo simples, previamente definido dentro do próprio mercado. Em seguida, é realizada uma alocação por meio de somente três instrumentos em alta diversificação e via baixo custo, os intitulados ETFs.

A - Somente um ETF destinado à renda de tipo variável;

B - Somente um ETF Destinado à renda tipo fixa;

C - Completa-se acrescentando algum fundo em taxa zero e com alta liquidez, destinado a uma reserva de emergencial.

Em outras palavras, trata-se de uma estratégia extremamente básica, mas, muito eficiente de empreender no modo mecânico, desprovido de grande juízo de valor ou de muito esforço na análise. É deixar correr o processo.

Muitos empreendedores, entretanto, garantem seu sustento por meio de complexas análises sobre empresas e na recomendação de ações, porém, esse grupo é minoritário. O cidadão comum tem outras prioridades em sua vida. Nem todos têm talento para finanças, portanto, nada melhor que recomendar um método básico, acessível a quem tenha um mínimo de aptidão, no sentido de investir no futuro via seleção de ações.

Diante da crise ocasionada pela pandemia, durante a qual a grande maioria das pessoas está lutando para manter seu sustento, o progresso social e econômico em manutenção, não há tempo para estudos mais profundos. Mesmo assim, nem todas as pessoas podem aplicar alguma soma em dinheiro que faça render um bom acúmulo.

Para incentivar ainda mais o cidadão comum, os especialistas explicam que por meio desse método, o 60-40, um pai de família com um salário razoável poderá obter resultados a nível dos profissionais que estão dia e noite dedicados dia e noite ao mercado financeiro. Esse método pode ser considerado uma espécie de conquista dos próprios investidores, no sentido de tornar mais simples e democratizar os meios de investimentos, e atrair cada vez mais pessoas de todos os extratos sociais para as melhores rendas, a longo prazo.

Mais informações em https://www.aposentadoria.net.br/2020/07/13/metodo-60-40-estrategia-para-montagem-do-plano-de-aposentadoria/



Website: https://www.aposentadoria.net.br/aposentado/aposentadoria/
Notícias Relacionadas »
Comentários »