03/07/2020 às 09h43min - Atualizada em 04/07/2020 às 12h16min

Saúde dos olhos: saiba a importância principalmente em época de pandemia

Sempre comentamos sobre como o Covid-19 é transmitido por meio de gotículas de saliva. Mas o que muita gente não sabe, é que os olhos também podem ter contato com o vírus e fazer parte da transmissão.
Os olhos são órgãos bem sensíveis do nosso corpo, e por estarem sempre expostos, são passíveis de pegar algum tipo de doença ou até mesmo transmiti-las pelas lágrimas ou quando passamos a mão no rosto e depois tocamos em outras superfícies.
Mas o cuidado com a visão vai muito além de não coçar essa região. É importante se manter atento a qualquer dificuldade de enxergar, coceiras e incômodos, para que problemas futuros não apareçam e comprometam seus olhos.

Dicas rápidas para manter seus olhos saudáveis

Existem alguns cuidados simples que devem ser tomados para evitar que sua visão seja prejudicada tanto durante a pandemia, como em qualquer outro momento da sua vida. Veja as dicas abaixo que podem ser aplicadas no seu dia a dia:
  • Proteja seus olhos de raios UV, utilizando óculos de qualidade;
  • Faça intervalos enquanto estiver assistindo TV ou usando o computador e celular;
  • Pisque frequentemente para umedecer o globo ocular;
  • Procure trabalhar em ambientes com boa iluminação;
  • Mantenha suas mãos limpas e evite esfregar os olhos.
Além dessas dicas rápidas, veja outras recomendações que costumam ser feitas por oftalmologistas, e irão te ajudar a se prevenir de problemas oculares.

Opte, se possível, por trocar as lentes de contato por óculos durante a pandemia

As lentes de contato são colocadas e retiradas dos olhos diariamente. Além disso, segundo os especialistas, quem utiliza lente tem a tendência a passar as mãos nos olhos com mais frequência.
Como foi dito anteriormente, esse hábito é perigoso e pode ser o causador da transmissão do coronavírus ou de qualquer outra doença contagiosa.
Por isso, quando for possível, troque-as por óculos. Eles podem funcionar como barreira de proteção para gotículas de saliva, apesar dessa não ser a função deles.

Higienize suas lentes corretamente

Durante a pandemia, prefira lentes descartáveis, para que assim, você evite fazer a manipulação excessiva do produto.
Porém no caso de manter suas lentes de contato habituais, lembre-se de lavar muito bem as mãos com água e sabão antes de manipular as lentes ou de colocar as mãos nos olhos.
Existem diversos produtos para higienização de lentes na Espanha que podem ser utilizados para maior durabilidade delas, por isso limpe-as imediatamente após a remoção e também mantenha o estojo higienizado.

Mantenha os óculos limpos

Normalmente as pessoas apenas pegam um pano macio e limpam as lentes dos óculos. Mas o que ninguém se lembra é que as alças dos óculos também devem ser limpas com frequência, já que vivemos colocando as mãos e assim, o contaminamos.
A limpeza deve ser feita várias vezes ao dia e pode ser feita com lenços umedecidos ou com água e sabão neutro. Não utilize álcool em gel, ele pode danificar as lentes e até acabar prejudicando a sua visão.
Evite colocar e retirar os óculos a todo momento, pois a bancada pode estar contaminada. Além disso, esqueça o hábito de colocar as hastes na boca!

Sempre olhe para longe

Com o confinamento, as pessoas estão utilizando aparelhos com tela por muito mais tempo. O uso de computadores, celulares e televisão tem sido a escolha da maioria das pessoas para passar o tempo, já que ninguém pode sair de casa. Com isso, os olhos podem ficar irritados e ressecados, causando coceira e cansaço visual.
Para evitar pelo menos um pouco esse problema, é recomendado que de hora em hora, você pare o que está fazendo e olhe para longe. Vale a pena olhar para janela por uns 5 minutos para descansar a visão, e assim, retomar as atividades.

Cuidado com a conjuntivite

Segundo o oftalmologista e otorrinolaringologista da UFMG, Daniel Vitor Santos, a conjuntivite não é uma das principais complicações do Covid-19, mas pode ser desencadeada por eles.
Por isso, e por sempre ter sido um problema contagioso, que pode ser transmitido com muita facilidade, é necessário tomar os cuidados de higiene para evitar ter esse incômodo.
Essa doença é causada por uma bactéria, e incomoda, coça e machuca seus olhos. Para evita-la, não compartilhe produtos como lápis de olho, rímel toalhas de rosto e evite passar as mãos nos olhos.

Vá ao oftalmologista regularmente

Sentir dores e dificuldade para enxergar não é normal! Se você estiver sentindo qualquer diferença na sua visão, vá ao oftalmologista.
Não é recomendado ficar forçando a sua visão para evitar fazer uma consulta, pois essa prática pode piorar a sua condição e até mesmo ser causadora de dores de cabeça.

Lave as mãos com frequência

É impossível evitar 100% o contato da mão com os olhos, então faça seu melhor para manter as mãos limpas. Lave-as com frequência com água e sabão e utilize álcool gel sempre que não puder lavá-las.
Por último, siga todas as recomendações dos órgãos de saúde, consulte seu médico e saiba quais medidas tomar, caso sinta qualquer desconforto na região dos solhos!
Notícias Relacionadas »
Comentários »