28/05/2020 às 18h13min - Atualizada em 01/06/2020 às 15h01min

Faça um tratamento de salão de beleza em casa

 

 

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitos serviços não essenciais tivesse suas atividades interrompidas. Os salões de beleza foram um dos estabelecimentos que tiveram que fechar durante o isolamento social, o que fez com que muitas pessoas tivessem que dar “um jeitinho” no cabelo e pele com produtos de beleza caseiros, ou comprados pela internet. 

 

Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, os tratamentos caseiros de cuidados e beleza podem dar um resultado tão bom quanto o do salão, além de não serem difíceis de serem executados e exigirem muitos ingredientes que podem ser encontrados em sua cozinha. Quer aprender alguns desses truques? Então confira as dicas, a seguir.

Laminação capilar

A laminação capilar é um dos tratamentos que mais foram buscados nos salões de beleza, nos últimos tempos. O procedimento consiste na aplicação proteínas e demais compostos, que restaura, reconstrói e protege os fios danificados por fatores externos, como o sol e o calor dos secadores, ou de procedimentos químicos.

 

É possível fazer o tratamento capilar em sua casa e, para isso, será necessário um shampoo de limpeza profunda, um condicionador ou máscara de hidratação e gelatina incolor. as proporções são:

 
  • 2 colheres de sopa de gelatina;

  • 6 colheres de sopa de água,

  • 2 colheres de sopa de condicionador ou máscara de hidratação.

 

Misture a gelatina e a água e, depois, acrescente o creme. Após lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, aplique a mistura nos fios, coloque uma touca de banho e, por cima dela, uma toalha. Deixe agir por, aproximadamente, 40 minutos e enxágue. 

Hidratação capilar

Uma hidratação de salão faz toda a diferença nos fios, deixando-os mais macios, leves e brilhosos. O mesmo efeito pode ser obtido com uma máscara caseira, com ingredientes naturais. Para a mistura, será preciso:

 
  • 3 colheres de óleo de coco (extra-virgem);

  • 2 colheres de sopa de óleo de castanha-do-Pará;

  • 2 colheres de sopa de mel;

  • 3 colheres de sopa de abacate;

  • 1 gema,

  • 1 colher de sobremesa de extrato de soja.

 

Misture bem todos os ingredientes e aplique no cabelo seco. Deixe agir por uma hora e retire a mistura com shampoo neutro. Finalize com o condicionador de sua preferência, apenas nas pontas dos fios. Para melhor resultado, seque o cabelo com secador. 

Controle de oleosidade

Para quem tem cabelo oleoso e não sabe como tratá-lo em casa, saiba que apenas um ingrediente pode resolver o seu problema: a babosa. Além de controlar a oleosidade excessiva dos fios, a “gelatina” encontrada dentro das folhas desta planta também contribui com a nutrição e brilho dos fios.

 

Para isso, basta separar os dois lados da folha da babosa e retirar o conteúdo gelatinoso de seu interior. Bata no liquidificador, para que se torne um líquido e aplique no cabelo, após lavar com shampoo. Deixe agir por cinco minutos e enxágue. Finalize com condicionador. 

 

Também é possível misturar o conteúdo da babosa com uma máscara de hidratação de sua preferência e deixar agir por mais tempo nos fios limpos. O creme ajudará a potencializar a ação da planta, deixando seus cabelos ainda mais sedosos e brilhosos.

Esfoliação caseira

Ao menos uma vez por ano é recomendável fazer uma limpeza mais profunda na pele, para que sejam retiradas impurezas e evite, assim, o surgimento de cravos e espinhas. Para fazer uma esfoliação caseira, você vai precisar de uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de açúcar. Com a pele devidamente higienizada, aplique a mistura massageando. Enxágue logo em seguida.

 

O processo pode ser repetido a cada 15 dias mas, atenção! Não utilize açúcar cristal na mistura, pois seus grãos são maiores e podem acabar arranhando ou, até mesmo causando machucados em peles mais sensíveis. Outro ponto importante é não utilizar limão na mistura, uma vez que seu sumo pode causar queimaduras graves.

Máscara facial para peles secas

Com o clima mais seco, é natural que a pele peça ainda mais cuidados com a hidratação, especialmente se ela não contar com a oleosidade natural adequada. Para isso, é possível fazer uma máscara hidratante, misturando ¼ de abacate e 1 colher de sobremesa de iogurte integral. Aplique a mistura no rosto limpo e deixe agir por 15 minutos e, depois, é só retirar com uma toalha umedecida. 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »