07/05/2020 às 10h22min - Atualizada em 09/05/2020 às 10h17min

Decoração futurista: curvas e cores são os elementos ideais para incluir essa estética na decoração

 

Criada em 1909, a estética futurista buscava o ousado e exaltava a beleza da velocidade. Anos depois, o futurismo ainda está presente e molda a literatura, as obras de arte e até a arquitetura, que se inspira em elementos da ficção científica, da estética industrial e das expectativas sobre o futuro. Toda a estética é traduzida de maneira muito interessante para os ambientes dentro de casa, com curvas e cores inesperadas e instigantes.

Os pontos de cor e contraste são os grandes diferenciais desse tipo de decoração. Assim, para quem quer incluir essa estética nos ambientes de casa, é possível começar com algumas mudanças simples, mesmo que a arquitetura do local não seja extravagante ou fora do comum. A dica principal é dar início com uma base neutra e então introduzir outros pontos de cor e contraste. As cores podem estar presentes inclusive na iluminação do local, por meio de lâmpadas ou led coloridos, criando um ambiente imersivo e temático na medida certa.

Curvas e ângulos diferentes também colaboram para ressaltar o clima futurista. A melhor forma de apresentar essa característica é por meio dos móveis, que ganham um design com linhas curvas e quase orgânicas, resgatando referências de clássicos da ficção científica, como 2001 - Uma Odisséia no Espaço. É possível acrescentar ainda outras texturas, como um tapete felpudo na sala ou eletrodomésticos antigos, para criar contraste, resultando em um ambiente que une o retrô e o futurista. A decoração ganha mais formas diferentes, por meio de itens modernos, como espelhos em formato circular, lustres de metal e outros elementos em formatos geométricos.

Para quem prefere um ambiente com poucas cores, é possível adaptar essa estética – inclusive, incluindo características do estilo minimalista. Um ambiente todo branco ou em tons neutros pode resultar em uma atmosfera muito interessante. Para deixar o local mais acolhedor, invista em alguns elementos de decoração, como plantas, almofadas ou quadros com temática futurista, para deixar as paredes mais interessantes.

Além dos móveis, é interessante levar o conceito futurista para outro nível, combinando a decoração com os avanços tecnológicos. Quadros de controle de luz e temperatura, persianas automáticas, entre outras coisas, permitem que o ambiente fique, além de bonito, extremamente funcional.

Para quem não tem experiência em decoração, mas quer incorporar esse estilo para os ambientes dentro de casa, é possível procurar um design de interiores ou um profissional formado por uma faculdade de arquitetura, para receber a ajuda adequada e a melhor orientação, criando uma decoração bonita e funcional de acordo com o estilo e as necessidades dos moradores.
Notícias Relacionadas »
Comentários »