04/05/2020 às 13h50min - Atualizada em 04/05/2020 às 13h50min

Locomoção e mobilidade: importância das políticas públicas e equipamentos adequados

Dino

Embora não sejam tão visíveis no cotidiano existe uma parcela significativa da sociedade que depende de equipamentos como cadeiras de rodas, muletas, entre outros.

Ao longo da história, pessoas com mobilidade reduzida ou acometidas por alguma doença ou acidente eram normalmente negligenciadas pelo poder público, sociedade e setor privado.

Felizmente essa realidade mudou significativamente no século 21. Nos últimos anos, uma série de políticas públicas para locomoção e mobilidade foram implantadas nas cidades e empresas, mas ainda não são o ideal.

Embora não sejam tão visíveis no cotidiano existe uma parcela significativa da sociedade que depende de equipamentos como cadeiras de rodas, muletas, entre outros.

Vale ressaltar que 1 bilhão de pessoas são portadoras de deficiência no mundo segundo os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), ou seja, uma em cada sete pessoas.

No Brasil não poderia ser diferente. Os dados apontam que aproximadamente 24,5 milhões de pessoas têm problemas para andar e a maioria necessita de cadeiras de rodas, por exemplo.

E apesar dos avanços ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o Brasil tenha a mesma capacidade para atender essa população na mesma proporção que o Japão, país referência em inclusão e acessibilidade urbana.

Também é preciso ressaltar, cada indivíduo que precisa de aparelhos para se mover tem necessidades específicas para suas condições.

Importância dos equipamentos corretos

Atualmente existem muitos modelos de equipamentos médicos no mercado para atender aos diferentes tipos de públicos que necessitam de um suporte no cotidiano.

Por exemplo, alguém com insuficiência respiratória pode não ter condições de forçar seu corpo ao exercício que uma cadeira de rodas manual exige.

Em outros casos, idosos que precisam manter uma rotina de atividades físicas encontram com facilidade andador com assento. No entanto, essa escolha deve ser guiada por um profissional da saúde.

Além disso, a tecnologia e a preocupação com o bem-estar e comodidade dessa população levou a indústria - e pessoas comuns com familiares que precisam do equipamento - a criarem designs inteligentes compatíveis com o cotidiano do século 21.

A loja e-commerce www.medaxo.com.br vende cadeiras de rodas e demais equipamentos para locomoção e mobilidade aprovados pela ANVISA com compra segura, pagamentos facilitados e entregas para todo o Brasil.



Website: https://www.medaxo.com.br/

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »