23/04/2020 às 14h31min - Atualizada em 04/05/2020 às 13h36min

Como manter sua casa limpa e sua família saudável

Em meio ao cenário da pandemia mundial do coronavírus, é muito importante intensificar os hábitos de higiene em todos os cômodos da casa. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a contaminação do vírus pode ocorrer por meio do contato com pessoas ou superfícies infectadas. 

 

Desse modo, é de extrema importância higienizar adequadamente os ambientes.  Mas, durante a limpeza de casa, é preciso ficar sempre atento, pois nem todos os itens são eficazes para eliminar o COVID-19. 

 

Por isso, é necessário que você entenda como realizar a higienização com os produtos adequados para a descontaminação de germes e bactérias.

Roupas 

Segundo especialistas, o vírus pode se manter ativo em superfícies e tecidos por até três dias. Por isso, faça a lavagem de suas roupas diariamente e, se possível, evite o acúmulo de peças. Elas podem ser lavadas normalmente com água e sabão e estarão, assim, prontas para serem usadas novamente. 

 

O mesmo pode ser feito com as roupas de cama e outros tecidos da casa. Lembre-se de trocar as toalhas de rosto e banho frequentemente, assim como os panos de prato. Isso porque eles ficam úmidos em alguns momentos e podem ser um local de aglomeração de fungos e bactérias. 

Banheiro 

O banheiro é o cômodo que sempre necessita de mais atenção quando o assunto é limpeza. Por isso, você pode preparar uma mistura com sabão e desinfetante ou, se preferir, utilizar a água sanitária, também eficiente para o extermínio de bactérias. 

 

Com esses produtos, higienize todas as partes do banheiro, sem esquecer da torneira e da pia, local utilizado com frequência para lavar as mãos, contendo as bactérias que podem ficar retidas por lá.

 

Utilize, também, produtos com cloro ativo, que permitirão retirar a gordura do banheiro, condição que pode favorecer a permanência do vírus. Limpe tudo e, logo após, seque com um pano, sempre mantendo o ambiente o mais seco possível. 

Outros cômodos da casa

Para limpar os demais cômodos da casa, você pode varrer e utilizar um pano úmido  ou um esfregão giratório com desinfetante para higienizar o chão. Procure realizar essa limpeza diariamente para livrar o piso de germes e bactérias que podem estar presentes.

 

Uma vez por semana, você pode lavar e limpar o chão com sabão e desinfetante. Ao chegar em casa, procure retirar os sapatos antes de entrar nos cômodos, para evitar que o solado possa trazer germes e bactérias. 

Móveis

A higienização dos móveis irá depender do tipo de superfícies. Em mesas de vidro, por exemplo, pode se aplicar um pano limpo com álcool. Já em mobília de madeira, o ideal é utilizar lustra móveis que, além de limpar, dará mais brilho e proteção.

 

Em superfícies escuras, é possível aplicar o óleo de peroba, que irá conservar mais a cor da sua mobília. No caso de madeiras mais claras, pode-se usar o lustra móveis normalmente.

Eletroeletrônicos, computadores e celulares

Já em equipamentos eletroeletrônicos, como geladeira, micro-ondas e até mesmo computadores ou notebooks, deve-se aplicar o limpador multiuso, sempre com um pano seco e livre de resíduo de outros produtos. Você pode fazer isso em dias alternados para manter a higienização.

 

No caso dos celulares, a limpeza deve ser diária e, se possível, feita várias vezes ao dia, principalmente, quando sair de casa. Para isso, utilize um pano seco com uma pequena quantidade do produto e passe no aparelho. Lembre-se de usar uma quantia mínima de álcool para evitar acidentes com o celular.

Notícias Relacionadas »
Comentários »