02/12/2019 às 14h20min - Atualizada em 03/12/2019 às 10h14min

Os cuidados ao usar piscinas coletivas no verão

O verão já está trazendo suas altas temperaturas para todo o país. Com isso, muitas pessoas já planejam suas viagens para o litoral ou para o campo, mas o importante é ter um lugar para se refrescar, seja na praia ou na piscina.

Para quem fica na própria cidade e não conta com uma dessas infraestruturas em casa ou na casa de conhecidos, há os clubes e as piscinas coletivas, que atraem bastante público nessa temporada.

Porém, com tantas pessoas ocupando o mesmo ambiente, é necessário que haja alguns cuidados para evitar problemas de saúde.

Veja algumas dicas para usar as piscinas públicas neste verão.

Exame médico

Os clubes e outros lugares com piscinas públicas devem exigir a apresentação de exame médico para a utilização da piscina. Para isso, você deve buscar um dermatologista RJ, em SP ou no lugar de sua preferência. O exame busca saber se há algum fungo ou micose que pode ser transmitido para outras pessoas.

Leve seu próprio material

Ainda que os lugares exijam a apresentação de um exame médico, isso não é uma garantia completa de que esses espaços estão livres de contaminação fúngica. Em piscinas de prédios, esse controle é ainda menor, por isso, você também deve ter alguns outros cuidados em piscinas públicas e coletivas.

Leve consigo toalhas, cangas ou outros tecidos, para não ficar em contato direto com as cadeiras ou com o chão ao se deitar para tomar Sol. Não deixe também de usar um chinelo, pois andar descalço pode te deixar em contato com fungos ou até mesmo materiais cortantes difíceis de serem vistos.

Lugares para ficar atento

Os lugares em que a concentração de fungos pode ser maior são as superfícies porosas. Esses pequenos buracos seguram a umidade, criando as condições ideais para a formação de fungos.

Portanto, próximo à piscina, na área das bordas, é onde você deve ter mais atenção. Preferencialmente, não se sente ou fique em contato com essa parte.

Tome um banho antes e depois de entrar na piscina

Antes de entrar na piscina, tome uma ducha. Isso ajuda a remover as impurezas que estão no corpo e impede que elas sejam levadas para dentro da piscina.

Depois de sair da piscina, não demore para tomar um banho completo. Um banho morno com um bom sabonete ajudará a retirar da sua pele a sujeira e possíveis microrganismos.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »